sábado, 12 de abril de 2008

HISTÓRIA DA INTERNET



Durante a Guerra Fria (décadas de 60/70 e meados da década de 80) um dos maiores medos dos norte americanos era o de perder as informações hospedadas em servidores localizados dentro de “quartéis-generais” estratégicos.

Com uma rede onde não há um computador central, dessa forma, o Departamento de Defesa pensou em um sistema que interligasse vários pontos, de modo que não se centralizasse o comando.

Denominou-se tal Rede, que surgiu em 1969, de ARPAnet (Advanced Research Projects Agency). Na verdade essa rede interligava, originalmente vários centros de pesquisas.

Contudo, esta só existia no formato de texto, como nos antigos arquivos Gopher.

No início da década de 80 com o visível enfraquecimento da URSS, uma nova utilidade para a ARPAnet foi desenvolvida: interligar laboratórios e universidades nos EUA e mais tarde, em outros países.

Foi exactamente nessa época que surgiu o nome Internet.
Apesar disso, apenas no final dos anos 80 a Internet passou a ser vista como um eficiente veículo de comunicação mundial.

No final da década de 80, Tim Berners-Lee, teve a ideia de desenvolver com sua equipa do CERN (European Organization for Nuclear Research, de Genebra), um sistema de hipertexto que deveria funcionar em redes de computadores. Nesse momento, ele pensava apenas nos cientistas que precisavam compartilhar suas pesquisas uns com os outros.

Em 1991, esses pesquisadores tiveram a ideia de criar a World Wide Web. No início a maior parte das informações ainda era no formato de texto, com poucos desenhos. Em 1992, Marc Andressen, do NCSA (National Center for Supercomputer Activity), criou o primeiro navegador para Internet: o Mosaic, para sistema X Windows. Em seguida apareceram versões do Mosaic para Macintosh e Microsoft Windows. O Mosaic era capaz de interpretar gráficos e realizar navegações através de hiperligações, como podemos ver actualmente na Web.

Também em 92, All Gore, que era senador na época, impulsionado pelas eleições presidenciais, passou a falar sobre a Information Highway, ou Super-estrada da Informação. Nesse momento todo mundo começou a prestar mais atenção na Internet e na Web. Logo surgiu um grande interesse comercial pela Rede e foi aí então que aconteceu sua grande expansão.

Hoje a Internet é considerada por muitos teóricos da comunicação, um fenómeno tão ou mais importante para a humanidade quanto a Revolução Industrial.

O fantástico conceito de Aldeia Global, de Mc Luhan também pode ser utilizado para este novo meio: A Internet tornou o mundo menor.

Sem comentários: